FLASHBACK

FLASHFORWARD

 THERE IS NO TIME – IT’S ALL EROSION – NÃO HÁ TEMPO – É TUDO EROSÃO – THERE IS NO TIME – IT’S ALL EROSION – NÃO HÁ TEMPO – É TUDO EROSÃO –


FEB 26–28 (10AM–10PM EST)

A partir das ideias de fugacidade, fração e período de tempo, a Edições Membrana formatou o evento  FLASHBACK | FLASHFORWARD, especialmente criado para fazer parte do programa da Printed Matter's Virtual Art Book Fair, NY em fevereiro de 2021.

O evento consistiu na disponibilização temporária de 3 vídeos de curta duração ("vídeo do dia"), pré-gravados e elaborados como desdobramento da publicação Não Há Tempo – É Tudo Erosão.

A cada 12 horas (10am – 10pm EST) o "vídeo do dia" era retirado para a entrada do próximo vídeo e, assim, sucessivamente durante os dias 26, 27 e 28 de fevereiro no site expositor da Membrana, que ficou disponível na programação da Printed Matter's Virtual Art Book Fair (PMVABF).


Não Há Tempo – É Tudo Erosão

(vídeos de curta duração)


A proposta dos vídeos Não Há Tempo – É Tudo Erosão para o evento FLASHBACK | FLASHFORWARD foi uma iniciativa da Edições Membrana para o seu site expositor na programação da Printed Matter's Virtual Art Book Fair, NY (PMVABF), em fevereiro de 2021.

A proposta se dividiu em dois eixos complementares. O primeiro foi criado por Marina Oruê e Douglas Garcia por meio de uma pesquisa de vídeos e áudios disponíveis nas redes, especificamente nos sites corporativos free stock. A escolha dos filtros foi direcionada por uma busca de vídeos curtos (3’’ a 30’’) que remetessem ao "tempo abstrato das máquinas" e ao "tempo geológico das rochas". A extração deste material serviu de base para a edição de 3 vídeos com duração de 3 minutos cada, expandindo, assim, em formato de vídeo a proposta da publicação. O segundo eixo foi direcionado ao artista Bruno Mendonça e à escritora Julia Pedreira, convidados a apresentar vídeos de 1 minuto como uma forma de "transcrição" da publicação.

A soma desses dois eixos abriu novas possibilidades de edição para uma narrativa audiovisual finalizada com 3 vídeos de aproximadamente 5 minutos de duração cada ("vídeo do dia"). Após o término da Printed Matter's Virtual Art Book Fair, o material foi compilado em uma versão contendo os 3 vídeos e segue disponível na playlist do YouTube PMVABF Exhibitor Led Programs.

Imagosfera é um conjunto de 3 ações performáticas especialmente criadas pelo artista Bruno Mendonça para o projeto Não Há Tempo – É Tudo Erosão, da Edições Membrana. Nas ações, o artista utiliza filtros de Instagram que emulam o formato cinematográfico Super-8. Os filtros operam o imaginário de uma memória "transtemporal" avant-garde que se tornou também uma espécie de commodity, um fenômeno hipster. Esses filtros foram contornados pelo tempo da cultura, da arte, da mercadoria etc. Para a série, o artista desenvolveu uma escrita remix, com apropriações, utilizando-se também do método "uncreative writing".

Push the button é uma série de três vídeos criados por Julia Pedreira a convite da Edições Membrana para o projeto Não Há Tempo – É Tudo Erosão. Os vídeos são experimentos visuais de um minuto cada elaborados a partir da “discotecagem” entre som, imagem e texto na tela de um computador. O gesto de deslocamento de um link a outro, tão comum na virtualidade, aqui se torna o próprio gesto criativo. Espécie de mash up, a escrita é feita por meio da apropriação e reciclagem de materiais já existentes. Ao enquadrar determinada janela e apertar play, uma mixagem textual é registrada na tela, compondo um pequeno objeto textual que sincroniza ritmos e sentidos, expandindo as noções de texto, autoria e criação.






Não Há Tempo – É Tudo Erosão
versão compilada dos 3 vídeos
duração de aprox. 14 min

pesquisa de vídeos, aúdios (8 min)
Douglas Garcia, Marina Oruê
performance (3 min)

Bruno Mendonça, Imagosfera 
mix de texto, imagens e som (3 min)
Julia Pedreira, Push the buttom

idealização, captação, edição
Marina Oruê, Douglas Garcia / Membrana
agradecimentos
Bruno Mendonça, Julia Pedreira, Dj Tex - Funk do Fantasma, Vermes do Limbo - fades