MEMBRANA

É formada pela designer gráfica Marina Oruê e pelo fotógrafo Douglas Garcia. Juntos, conjugam processos de criação, pesquisa e edição, partindo frequentemente de fragmentos visuais de seu entorno. Suas atividades articulam-se ao redor de dois eixos, complementares.

De um lado está a Edições Membrana, concebida em 2015 como uma editora independente. Seus zines, livros e cartazes exploram estratégias como a observação, a subtração e a recombinação de elementos a fim de investigar como pequenas ações do dia a dia respondem a padrões de sistemas informacionais complexos. A editora elabora e distribui ainda projetos de outros autores, com a intenção de estimular trocas e difundir produções significativas.

Em ambos os casos, a ênfase na materialidade se apresenta como uma maneira de formar uma coleção de indícios, documentos de instantes vivenciados em um dia a dia cada vez mais volátil.

De outro lado está o Estúdio Membrana, que atua desde 2017 propondo interlocuções individualizadas no campo da arte e da cultura. Assim como em suas próprias criações, diferentes processos e ferramentas – tais como fotografia, edição de imagens, captação de vídeo, design gráfico – são mobilizados para atender às necessidades únicas de cada projeto.
© Membrana 2023 Todos os direitos reservados
Todo o conteúdo, incluindo textos, imagens e vídeos, não podem ser usados e reproduzidos de qualquer forma sem o consentimento prévio por escrito.
As imagens e reproduções deste site são de Douglas Garcia, exceto quando mencionados.