INTERMEDIÁRIO





FISSURA NA NEBLINA

2017






NOTÍCIA FALSA




GRUMIXÁ DE
FRIGÂNIOS





A SUBSTÂNCIA DO
QUE SE ESPERA /
OS MAIAS

2015





BIG DATA





TORPOR




O NEGÓCIO
COGNITIVO DO
COMPORTAMENTO

︎︎︎ FEIRAS
︎︎︎ EXPOSIÇÕES

︎︎︎ CATÁLOGO


Algumas publicações da Edições Membrana estão disponíveis com entrega via correios.

︎ pedidos por email 




EDIÇÕES MEMBRANA

2021   NÃO HÁ TEMPO – É TUDO EROSÃO ︎
2019   DESVIO ︎
2018   PONTO CEGO ︎
2018   INTERMEDIÁRIO
2017   NOTÍCIA FALSA #1 #2
2016   REGIME DEMOCRÁTICO ESPETACULAR ︎
2015   BIG DATA
2015   TORPOR
2015   O NEGÓCIO COGNITIVO DO COMPORTAMENTO

2018   FISSURA NA NEBLINA
Julia Pedreira
2017   PONTO EM ESCALA REAL, MASP ︎
Marcius Galan
2017   GRUMIXÁ DE FRIGÂNIOS
Alexandre Barbosa de Souza
2016   A SUBSTÂNCIA DO QUE SE ESPERA/OS MAIAS
Antonio Farinaci


EDIÇÕES MEMBRANA

Algumas publicações da Edições Membrana estão disponíveis com entrega via correios.


︎ pedidos por email


Não Há Tempo – É Tudo Erosão

Marina Oruê, Douglas Garcia


A publicação Não Há Tempo – É Tudo Erosão propõe uma breve leitura partindo da ideia de um tempo naturalizado como único, o "tempo abstrato das máquinas" em contraste com os processos erosivos e sedimentares que apontam para o "tempo geológico".

As imagens fotográficas de rochas que compõem o ensaio visual da publicação foram editadas para serem submetidas a um processo de impressão específico, com a aplicação de retículas e saturação, a fim de criar indícios de camadas e aludir ao "tempo geológico". As fotos, a pesquisa e a edição de imagens são de Douglas Garcia.

O ensaio sobre o "tempo abstrato das máquinas" foi escrito pelo artista visual Daniel Jablonski a convite da Edições Membrana. O projeto gráfico de Marina Oruê, elaborado a partir do título da publicação, explora o uso das letras em português e inglês, evidenciado por camadas gráficas que sugerem relações de entrelaçamento e simultaneidade entre as páginas.

O lançamento da publicação Não Há Tempo – É Tudo Erosão aconteceu na Printed Matter's Virtual Art Book Fair PMVABF, New York, 25-28 de fevereiro, 2021.
13 x 18,5 cm, 56 páginas
canoa com lombada costurada
impresso em risografia 2 cores:
medium blue, warm red
edição bilíngue de 100 exemplares
numerados em português/inglês

imagens e edição, Douglas Garcia
design gráfico, Marina Oruê
texto/ensaio, Daniel Jablonski
revisão, Mariana Moura
tradução, Juliana Lopes
impressão, Entrecampo

São Paulo, SP, Janeiro de 2021
Edições Membrana



Desvio

Douglas Garcia


No período de 2011 a 2019, o fotógrafo Douglas Garcia realizou o projeto fotográfico Desvio, que tomou corpo no formato de um livro editado pela Edições Membrana.

Desvio é um processo de captura de imagens da cidade intermediado por uma questão, suas respostas e réplicas (respostas a outras respostas). A questão foi lançada aos artistas para esta edição na forma de um convite a criar, sugerir ou apontar situações nas ruas de São Paulo. As réplicas foram feitas na forma de imagens esquadrinhadas dessas respostas. A tentativa de busca por desvios ou brechas encontrou-se entre as circunstâncias adversas, situações criadas e as bordas do quadro fotográfico.

A execução do projeto envolveu a observação das inescapáveis relações adversas e efêmeras que permeiam o contexto das ruas e sua concretude, ações propositivas inseridas nas ruas por artistas convidados e a aplicação da fotografia como programa ou modelo de captura de imagens, análogo ao de câmeras de vigilância, celulares ou satélites de escaneamento.

As capturas foram feitas a partir da ideia de ausência de um objeto principal e da divisão do quadro fotográfico em 9 partes, onde todas as partes que formam este grid têm a mesma importância, cada fragmento correspondendo a uma página individual da publicação.

Artistas convidados: Adriano Costa, Bruno Mendonça, Daniel Jablonski, Deyson Gilbert, Erica Ferrari, Fábio Morais, Flora Leite, Guilherme Peters, Gustavo Rezende, Marcius Galan, Rachel Pach e Tiago Santinho.

O lançamento do livro aconteceu na 23ª Feira Tijuana SP de Arte Impressa, Casa do Povo, São Paulo, SP, 3-4 de agosto, 2019
14 x 21 cm, 108 páginas
brochura
impresso em indigo 4 cores
edição de 90 exemplares

fotografias, Douglas Garcia
design gráfico, Marina Oruê
artistas convidados, Adriano Costa, Bruno Mendonça, Daniel Jablonski, Deyson Gilbert, Erica Ferrari, Fábio Morais, Flora Leite, Guilherme Peters, Gustavo Rezende, Marcius Galan, Rachel Pach e Tiago Santinho.

São Paulo, SP, Agosto de 2019
Edições Membrana





Ponto Cego

Marina Oruê, Douglas Garcia


O zine Ponto Cego é um ensaio visual elaborado a partir de elementos diversos: uma imagem escaneada da parte posterior da retina do globo ocular, uma maquete de metrópole, além de texturas e saturação de cores que formam uma breve narrativa visual, sinalizando as inevitáveis relações que envolvem autonomia e normatização da visão.

O lançamento do zine Ponto Cego aconteceu na 20ª Feira Tijuana SP de Arte Impressa, Casa do Povo, São Paulo, SP, 25-26 de agosto, 2018.
16 x 22 cm, 20 páginas
canoa com lombada costurada
impresso em risografia 3 cores:
orchid, lightlime e pinkfluor
edição de 60 exemplares

São Paulo, SP, Agosto de 2018

Edições Membrana





Ponto em escala real, MASP

Marcius Galan


A obra Ponto em escala real, MASP, idealizada por Marcius Galan para a exposição "Avenida Paulista", no MASP, formou um grande círculo preto constituído de um tecido com 50 m de diâmetro que cobriu a quase totalidade do vão livre. Ele representou um ponto em escala 1:1 a partir de um mapa apresentado no interior do museu, obedecendo sua escala e sujeito ao uso do espaço e à ação do tempo.

O projeto editorial e o projeto gráfico da publicação Ponto em escala real, MASP foi concebido e direcionado a partir do registro fotográfico de Douglas Garcia da obra de Marcius Galan no espaço arquitetônico.

O lançamento da publicação Ponto em escala real, MASP aconteceu na 16a Feira Tijuana SP de Arte Impressa, Casa do Povo, São Paulo, SP, 5-6 de agosto, 2017.

O lançamento da publicação Ponto em escala real, MASP aconteceu na 16a Feira Tijuana SP de Arte Impressa, Casa do Povo, São Paulo, SP, 5-6 de agosto, 2017.
18x 24 cm, 32 páginas
canoa com lombada costurada
impresso em risografia 2 cores:
black, red
edição de 250 exemplares
numerados em português
e 100 exemplares em inglês

fotografia, Douglas Garcia
fotografia aérea, Edouard Fraipont
entrevista, Fernando Oliva
edição de imagens, Douglas Garcia
projeto gráfico, Marina Oruê
impressão, Meli-Melo press

São Paulo, SP, Julho de 2017
Edições Membrana






Regime Democrático Espetacular

Marina Oruê, Douglas Garcia


A publicação Regime Democrático Espetacular partiu da ideia de identificar e relacionar instantes de expropriações do cotidiano envolvendo o poder midiático, o indivíduo, a multidão e a democracia.

A difusão de cores de monitores RGB, imagens, palavras e números usados como elementos para a construção da narrativa visual da publicação e do cartaz foram extraídos de momentos vivenciados no dia 17 de abril de 2016.

O lançamento do livro e do cartaz Regime Democrático Espetacular aconteceu na 10a Feira Tijuana RJ de Arte Impressa, Escola de Artes Visuais, EAV, Parque Laje, RJ, 7-8 de maio, 2016; e na 11a Feira Tijuana SP de Arte Impressa, Casa da Povo, São Paulo, SP, 3-4 de setembro, 2016.
14 x 20 cm, 16 páginas
canoa com costural manual
impressão digital 4 cores
corte a laser
edição de 20 exemplares

São Paulo, SP, Abril de 2016
Edições Membrana



CATÁLOGO